Dois livros da D. Quixote, The Submission, de Amy Waldman (a publicar em Agosto de 2012), e O Filho do Desconhecido, de Alan Hollinghurst (publicado em Outubro), continuam a dominar as listas dos melhores livros do ano para os principais órgãos de comunicação internacionais.
Depois do The New York Times, da Amazon, da Kirkus Reviews e da BookPage, The Submission foi agora considerado pelo Financial Times e pela Esquire como um dos melhores livros do ano.
Para a revista norte-americana Esquire, o primeiro romance de Amy Waldman é mesmo o melhor livro do ano, sendo também “o melhor dos muitos excelentes romances sobre o 11 de Setembro”.
Para o Financial Times, The Submission é “um primeiro romance extraordinário. Um exame profundo e acutilante sobre o modo como este trágico acontecimento dilacerou os Estados Unidos.”
Depois do The New York Times, da New Statesman, do The Guardian e do The Daily Telegraph, O Filho do Desconhecido, de Alan Hollinghurst, foi agora considerado pelo Financial Times e pelo The Sunday Telegraph como um dos melhores livros do ano.
Para o Financial Times, trata-se de um romance “excepcional”, sendo que Lady Antonia Fraser considerou-o, no The Sunday Telegraph, uma obra “maravilhosa”.
The Submission é um romance de ideias sobre a América no pós-11 de Setembro. Dois anos após os atentados nas Torres Gémeas, um júri reúne-se em Manhattan para escolher o projecto vencedor de um memorial às vítimas, a ser erigido no ground zero. Com mais de 5 mil participações anónimas, o júri – constituído por artistas, académicos e uma viúva do 11 de Setembro – é surpreendido quando o envelope com o nome do vencedor é aberto, revelando que o distinguido é um arquitecto muçulmano chamado Mohammad Khan.
“[The Submission é] …um romance mais verosímil, com mais impacto político e fulgor do que a Fogueira das Vaidades. . .” — Michiko Kakutani, The New York Times
Amy Waldman foi repórter do The New York Times e co-diretora da secção do jornal no Sul da Ásia. Os seus contos foram já publicados na The Atlantic, na Boston Review e foi antologiada na The Best American Nonrequired Reading 2010. Vive actualmente em Brooklyn, Nova Iorque.
Pode ouvir uma entrevista a Amy Waldman, sobre The Submission, na Antena 1, aqui.