O Filho do Desconhecido, de Alan Hollinghurst, publicado pela Dom Quixote em outubro, foi nomeado finalista do 2011 National Book Critics Circle Award na categoria de Ficção, numa gala realizada no sábado, no Artists Space, em Nova Iorque.
Jeffrey Eugenides (The Marriage Plot), Teju Cole (Open City), Edith Pearlman (Binocular Vision) e Dana Spiotta (Stone Arabia) completam a lista de finalistas.
Para além de Ficção, o National Book Critics Circle Awards distingue também obras nas categorias de Não Ficção, Autobiografia, Biografia, Crítica e Poesia.
Os vencedores serão anunciados numa cerimónia a realizar no dia 8 de março, no New School’s Tishman Auditorium, em Nova Iorque.
O primeiro romance de Alan Hollinghurst em sete anos, desde A Linha da Beleza, vencedor do Man Booker Prize 2004 e adaptado para a televisão pela BBC, foi nomeado para o Man Booker Prize 2011 e venceu o Galaxy National Book Award 2011, na categoria Autor do Ano, e o 2011 Stonewall Award, na categoria Escritor do Ano.
O Filho do Desconhecido foi também considerado um dos melhores livros do ano pela The New Yorker, o The Wall Street Journal, a Salon, o The Globe and Mail, o The Toronto Star, o Chicago Tribune, o San Francisco Chronicle, o The Seattle Times, o The Christian Science Monitor, a Next Magazine, a Paste Magazine, o Cleveland Plain Dealer, o The Australian, o The Irish Times, o The Scotsman, a Foyles, o The Dominion Post, a Stylist, a BookBrowse, o Daily Express, o National Post, a Intelligent Life, a New Zealand Listener, a The Millions, a Publishers Weekly, o The New York Times, a New Statesman, o The Guardian, o The Daily Telegraph, o The Sunday Telegraph e o Financial Times.
Em Portugal, fez parte da listas do Público, Expresso e Diário de Notícias.