Quarta-feira, 14 de Novembro de 2012

ALAN HOLLINGHURST NOMEADO PARA O IMPAC DUBLIN LITERARY AWARD 2013

 

 

O Filho do Desconhecido, de Alan Hollinghurst, publicado pela Dom Quixote, foi nomeado IMPAC Dublin Literary Award 2013.

 

Na lista divulgada figuram 154 títulos, de autores como o português Gonçalo M. Tavares (com Aprender a Rezar na Era da Técnica), Richard Zimler (com Os Anagramas de Varsóvia), Haruki Murakami (com 1Q84), Siri Hustvedt (Verão sem Homens) e David Lodge (com Um Homem de Partes), entre outros.

 

Este galardão nasceu de uma iniciativa da Câmara Municipal de Dublin e da empresa IMPAC para a criação de um concurso anual de âmbito internacional com o objetivo de promover a literatura de qualidade e de fomentar a tradução de livros, elegendo anualmente um trabalho de reconhecido mérito literário, com a colaboração de bibliotecas de todo o mundo.

 

Para além de obras de ficção originais em inglês, podem concorrer a este prémio obras em qualquer língua desde que tenham sido traduzidas para inglês, sendo nomeadas por bibliotecas de todo o mundo.

 

As obras são candidatas a um prémio de 100 mil euros e foram nomeadas por bibliotecas de 120 cidades, de 44 países, abrangendo 19 línguas.

 

Os finalistas serão conhecidos no dia 9 de abril e o vencedor a 6 de junho.

 

Entre os seus vencedores contam-se nomes como Hertha Müller, Michel Houellebecq, Orhan Pamuk, Tahar Ben Jelloun, Colm Tóibín, Michael Thomas, Colum McCann e Jon Mc Gregor, em 2012.

 

Mais informações sobre o International IMPAC Dublin Literary Award 2013 em www.impacdublinaward.ie.

 

O primeiro romance de Alan Hollinghurst em sete anos, desde A Linha da Beleza, vencedor do Man Booker Prize 2004 e adaptado para a televisão pela BBC, O Filho do Desconhecido foi nomeado para o Man Booker Prize 2011 e venceu o Galaxy National Book Award 2011, na categoria Autor do Ano, e o 2011 Stonewall Award, na categoria Escritor do Ano, tendo ainda sido finalista do National Book Critics Circle Award, na categoria de Ficção, do Walter Scott Prize de Romance Histórico 2012, do Lambda Literary Award 2012, na categoria Gay General Fiction, e do The Ferro-Grumley Award for LGBT Fiction 2012.

publicado por Miguel Seara às 12:07
link do post | comentar | favorito
|

pesquisar

Descarregue o presskit de O Filho do Desconhecido






















tags

a biblioteca da piscina

a linha da beleza

alan hollinghurst

alan hollinghurst em portugal

amy waldman

bbc

biografia

câmara clara

críticas

diário de notícias

diário digital

diário económico

entrevistas

esquire

excertos

expresso

financial times

i

intelligent life

o filho do desconhecido

os meus livros

prémios

público

rtp informação

rtp2

sábado

sic notícias

sinopse

sinopses

sol

tânia ganho

the daily telegraph

the guardian

the new york times

the submission

the sunday telegraph

time out

vídeos

visão

todas as tags

subscrever feeds